Casa mais segura nas férias

É importante ir de férias descansado. Fechar portas e janelas, desligar a electricidade, a água e o gás, indicar a sua deslocação as autoridades. Estes são algumas das iniciativas que pode tomar antes de partir de férias e que podem impedir alguns dissabores no regresso.

1. Vigilância pela PSP: Entre 1 Julho e 15 de Setembro, a Polícia de Segurança Pública (PSP) disponibiliza-se para efectuar diversas passagens pela sua casa no percurso das patrulhas. Os agentes verificam o aspecto exterior do domicílio e, caso detectem algo de anómalo, alertam de imediato o proprietário da habitação. Para solicitar este serviço basta dirigir-se à esquadra mais próxima da sua habitação até 48 horas antes de partir.

2. Sistema de alarme: A segurança da sua casa também pode ser reforçada com a instalação de um sistema de alarme. No mercado existem diversas soluções. Por exemplo, a aquisição de um kit básico tem um custo mensal de 21 e 26 euros, na Prosegur e na Securitas, respectivamente.

3. Objectos valiosos em segurança: Mesmo que o seu seguro multiriscos abranja o recheio, durante a sua ausência deve manter em segurança objectos valiosos como jóias, obras de arte ou colecções. O ideal é ser no cofre de um banco. Catalogue também os objectos de valor, anote os seus números de série e tire fotografias.

4. Fechar portas e janelas: É o conselho mais básico para manter a sua casa em segurança durante as férias. Antes de sair verifique se deixou todas as portas e janelas bem fechadas e não se esqueça de que uma porta com uma estrutura forte, de preferência blindada e com fechaduras de segurança pode ajudá-lo a precaver-se da entrada de “visitas indesejadas”.

5. Ajuda dos vizinhos: A solidariedade entre vizinhos pode ajudar a inibir potenciais assaltantes. Se tiver familiaridade com algum vizinho peça a sua ajuda para dar uma aparência de actividade à sua residência através de tarefas simples como a recolha de correspondência, a abertura regular das persianas ou cortinas durante o dia e a iluminação do interior em algumas noites. Pode ainda colocar um temporizador em algum candeeiro para que este se ligue sozinho à noite, dando a impressão de que a casa está ocupada.

6. Nada de publicidade: Evite comentar em público ou com desconhecidos os seus planos de férias, nem as datas em que prevê estar ausente. Essa informação deverá ser comunicada apenas a familiares, pessoas de confiança ou no máximo aos seus vizinhos.

7. Equipamentos em ‘off’: Muitos dos problemas que acontecem em casa durante as férias resultam de fugas de água ou torneiras mal fechadas. Por isso, antes de partir certifique-se de que as deixa todas bem fechadas ou opte por desligar a torneira geral. Faça o mesmo com o gás e a electricidade. Desligue todos os aparelhos eléctricos da ficha ou os disjuntores no quadro (excepto o frigorífico), para prevenir curto-circuitos.

Comentar

Fechar
E-mail It